segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O vegetariano mais antigo de Lisboa

Já foi há alguns dias que estivemos no aniversário d'Os Tibetanos mas uma segunda-feira parece o dia perfeito para este post! Os Tibetanos abriram em 1978, o primeiro restaurante vegetariano em Lisboa, e assinalaram os 40 anos com um novo menu, que continua a ser inspirado na cozinha não só do Tibete mas também da Índia, Japão, Brasil e África em geral. Nunca tínhamos estado no restaurante, pensando - depois da experiência do Templo Hindu - que a comida fosse demasiado picante para o que podemos tolerar. Não é o caso, pelo menos na degustação que foi apresentada. Aliás, o agridoce dos crepes de vegetais e o seitan com manga estavam mesmo perfeitos, mas especialmente os pastéis com lentilhas, mais spicy mas no ponto. Nos doces, a tarte com papaia é excelente. Hoje em dia há muito mais oferta de restaurantes vegetarianos ou de opções vegetarianas em restaurantes comuns, especialmente se falarmos da capital e das grandes cidades. Para nós, que não somos vegetarianos, estes restaurantes sempre nos atraíram por darem outros sabores aos vegetais, por se poder alternar e variar da alimentação do dia-a-dia e porque servem bem para reduzir o consumo de carne - com as famosas 'meatless mondays'! Além disso, dão sempre algumas ideias para tentarmos reproduzir em casa e tirarmos mais partido dos vegetais. 



Rua do Salitre, 117, Lisboa
O restaurante está no Zomato Gold

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

"Jantar para ex-namorados, desemparelhados"

Com tantas coisas formatadas para o Dia dos Namorados, este programa parece o ideal! "Jantar para ex-namorados, desemparelhados, desiludidos, desesperados, desalentados, desgostados, despeitados, desapontados e encalhados em geral." Mas acrescentam: "E já agora, casais". Este 14 de Fevereiro na Cozinha Popular da Mouraria, numa "viagem a Bollywood". Mais informações do evento aqui e do restaurante aqui.



Marmita Lisboeta no Zomato

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

[Dica] EDP

A subscrição da Zomato Gold pode ajudar a pagar a conta de electricidade - e aí qualquer ajuda é boa! Sobretudo para quem vive nas zonas de Lisboa e Porto, onde o Zomato Gold permite aceder a uma rede de cerca de 700 restaurantes onde se pode comer dois pratos a preço de um. 

Link Comunidade EDP

sábado, 10 de fevereiro de 2018

[Sair] O Chana do Bernardino

Foi uma sugestão de um amigo de amigo, conhecido por apreciar o que de bom há na vida! Numas mini-férias no Alentejo, fizemo-nos ao caminho para perto do Redondo, só depois de confirmar por telefone e reservar mesa, depois de na véspera termos ficado sem mesa num outro restaurante conhecido da zona... No Alentejo come-se bem mas também se apanha muito barrete, às vezes a pagar bem, é bom ter referências. Íamos em grupo e chegamos cedo, ainda estava vazio o restaurante mas com uma mesa enorme reservada para um grupo. Mesmo quando o grupo chegou, o serviço não foi menos cuidado nem houve muito barulho, mas soube muito bem aquele bocadinho em que estávamos sozinhos e sermos tão bem recebidos pelo dono do restaurante, que o apresenta aos novatos. Nunca tínhamos tido apresentação igual! Contou-nos a história do restaurante, que começou como tasca do sogro (O Chana) e mudou com o genro para melhores instalações (o Bernardino), mas continua familiar. Escolhemos umas entradas, todas muito boas (pezinho de coentrada, fígado), e nos pratos dividimo-nos entre carne (bochechas de porco, migas) e peixe (açorda de bacalhau), e tudo estava maravilhoso. Quanto às sobremesas, só podemos dizer que foi a melhor sericaia que já provámos! O preço andou à volta dos €20 com tudo. Valeu muito a pena a viagem, um restaurante encantador.






O Chana do Bernardino
Aldeia da Serra d'Ossa - 7170-120 Redondo
Tlf: 266 909 414

GuardarGuardar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...