Estou rendida ao livro da Gabriela Oliveira. A cozinha vegetariana entra pela nossa cozinha dentro agora que começamos a fazer planos de férias ou simplesmente quando não queremos deixar estragar comida, pensando "fora da caixa", para dentro da caixa-marmita. Foi assim que voltamos aos hamburgueres de grão, que já tínhamos experimentado por aqui, para gastar grão cozido que sobrava por aqui. A receita da Gabriela é bastante substancial e alimenta realmente (mesmo sem batata doce, que não usei porque não tinha cozida), aqui acompanhado por bulgur, e com um sabor muito bom. Os vegetarianos é que sabem.
Hamburgueres de grão e batata doce, by Cozinha Vegetariana para quem Quer Poupar, de Gabriela Oliveira (para 6)
1 batata doce grande cozida (200g)
1 chávena de grão cozido (400g)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 ramo de salsa
azeite q.b.
1 colher café sal marinho
1 colher café cominhos
1 colher café pimentão doce
pimenta de caiena q.b. (não usei)
4 a 6 colheres de sopa de pão ralado, mais um pouco para panar
sementes de sésamo para envolver
Esmagar a batata doce com um garfo e reservar.
Retirar as cascas soltas do grão e triturá-lo no processador, por cerca de 1 minuto, até obter uma pasta granulosa -se prender, juntar 1 colher de sopa de água da cozedura, ou de azeite.
Picar a cebola, alho e salsa finamente.
Aquecer uma frigideira com um fio de azeite e saltear alho e cebola, até ficar translúcida. Juntar batata, grão, sal, salsa, especiarias, envolver bem. Deixar cozinhar durante 3 minutos, mexendo. Apagar o lume e adicionar o pão ralado.
Deixar a massa arrefecer um pouco e moldar os hamburgueres (retirar uma porção, fazer uma bola e achatá-la). Repetir o processo até acabar a massa. Passar os hamburgueres por pão ralado e sementes de sésamo.
Aquecer uma frigideira com um fio de azeite e grelhar os hamburgueres dos dois lados até dourarem. Servir no prato ou pão, guarnecidos com tomate e alface.
Esta e daquelas receitas que adoro! :)
ResponderEliminarUma excelente sugestão Ana e o livro deve ser óptimo!!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
Adoro o livro da Gabriela, difícil é escolher o que fazer :)
ResponderEliminarMesmo isso!
ResponderEliminar