Chega aquele momento em que podemos almoçar na rua, se tivermos um parque por perto! Já devem ter percebido que gosto muito de beterraba, além do sabor, pelos seus benefícios: ajuda a fortalecer o sistema imunitário e é depurativo; apesar de doce, é muito pouco calórico e rico em hidratos de carbono, bem como em
vitaminas e minerais essenciais – betacaroteno (que o organismo
transforma em vitamina A), vitaminas B6 e C, ácido fólico, magnésio,
ferro, potássio e fósforo. Por isso, ajuda também na memória e concentração. Costumo assá-la em papel de alumínio no forno, com azeite, flor de sal e tomilho, o que dispensa levar temperos na marmita. Aqui, juntei sementes de girassol, que são boas fontes de vitamina B e ajudam a diminuir o LDL, o colesterol mau; também ajudam na concentração. (A foto é de telemóvel, sorry...!)
Salada de massa com beterraba
Lacinhos tricolores
1/2 beterraba pequena
1 cenoura
2 colheres sopa de queijo ricotta [também poderia ser queijo feta]
sementes de girassol
1/4 de maçã
sal
pimenta
azeite
Cozer lacinhos tricolores (ou outra massa tricolor) com azeite e sal, e alho se preferir; ou aproveitar sobras de massa. Escorrer.
Assar beterraba e cenoura no forno, numa folha de alumínio, com flor de sal, azeite e tomilho. Demora cerca de 40 minutos [o ideal é aproveitar o forno para outra receita, e assar em quantidade]
Cortar beterraba e maçã em pedaços pequenos, juntar à massa, juntar sementes de girassol, o queijo ricotta, um pouco de sal e pimenta. Envolver e deixar no frio. Deitar azeite na hora de servir, se desejar.
[Pode juntar-se frango ou peru para ficar mais substancial, se desejar]
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mimi, comenta aqui!!