A Ana prometeu posts para pessoas que cozinham para crianças, como eu, mas antes de chegarmos à parte da alimentação, vou partilhar algumas questões de segurança com crianças na cozinha, da Associação para a Promoção da Segurança Infantil:
Estabeleça algumas regras com a criança: nunca acender fósforos ou velas nem ligar o microondas ou fogão, quando está sozinha; manter-se afastada quando o adulto está a aquecer alimentos ou a cozinhar; não mexer com as mãos molhadas nos eletrodomésticos.
Na cozinha, ensine a criança gradualmente a utilizar alguns utensílios, mas apenas à medida que demonstra interesse espontâneo. Nesse caso, mostre-lhe como utilizar as facas (no início pouco afiadas ou de mesa) sem se cortar (não dirigir o sentido do corte para mãos e dedos) e ensine-a a acender fósforos, sempre no sentido oposto ao do corpo e a apagá-los bem, antes de os deitar para o lixo. Exemplifique como deve fazer e dê sempre um bom exemplo. Mesmo assim, nunca deixe estes objetos à vista ou ao alcance da criança, e explique-lhe que pode queimar-se ou provocar um incêndio se tentar acendê-los sem a sua presença.
Na cozinha, as queimaduras são frequentes e podem deixar cicatrizes. Nunca deixe uma criança, com menos de 4 anos, sozinha neste local e mantenha-a afastada, especialmente quando estiver a cozinhar. Coloque uma cancela à entrada ou deixe-a com outro adulto, noutra divisão.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mimi, comenta aqui!!